
Evento em Maceió tem o desafio de consolidar o que as mulheres construíram na Ciência
/Solange Marcon-SBM
O Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (IM-Ufal) sediará, entre 29 e 31 de outubro de 2025, o II Workshop da SBM de Mulheres na Matemática (WWM). Promovido pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), o evento em Maceió tem como objetivo principal fortalecer a presença feminina nas áreas de Matemática e correlatas, combinando excelência científica com debates sobre gênero, diversidade e bem-estar.
O WWM reunirá pesquisadoras de todo o país para discutir ciência, saúde mental e a representatividade das mulheres nas Ciências Exatas (STEM). A edição deste ano inova ao oferecer acolhimento emocional e jurídico às participantes, criando uma rede de apoio para combater barreiras estruturais na carreira científica.
A programação é diversificada e inclui minicursos sobre Matemática Africana, Indígena e Antirracista, além de um Programa de Mentorias focado em orientar jovens pesquisadoras sobre carreira e enfrentamento ao assédio. A realização do Workshop na Ufal cumpre o propósito de levar o debate sobre equidade de gênero para diferentes regiões do país.
A mesa de abertura, intitulada “A importância de mulheres empoderadas e protagonistas nos cargos de gestão”, reunirá lideranças femininas da Ufal e da cidade de Maceió, incluindo:
Iraildes Assunção, Pró-Reitora de Pesquisa da Ufal;
Magna Suzana, Coordenadora de Pesquisa da Ufal;
Eliane Cavalcanti, Vice-Reitora da Ufal;
Teca Nelma, Vereadora de Maceió;
Juliana Theodoro, Vice-Diretora do IM-Ufal;
Valéria Cavalcanti, professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e representante da SBM.
Um momento central do encontro será a homenagem póstuma à influente matemática Maria Aparecida Soares Ruas (in memoriam), referência mundial em Teoria das Singularidades, que deixou um legado de excelência e humanidade na ciência.
A professora Cidinha, falecida em junho, será homenageada nas atividades em Maceió
/SBM
O evento reforça o compromisso da comunidade matemática brasileira com a promoção de um ambiente acadêmico mais plural, diverso e acolhedor.
Por: G1 Alagoas