Onde a cultura de Alagoas se encontra Imagine um espaço onde o colorido das peças artesanais se mistura ao aroma irresistível de pratos típicos, enquanto o som de músicas tradicionais embala os visitantes, aqui em Maceió, no bairro histórico de Jaraguá está o Mercado das Artes 31, o maior centro de artesanato e cultura popular de Alagoas, um espaço agradável para turistas e locais se encontrarem com a família e amigos criarem memórias e ainda levarem as melhores lembranças.
Mercado das Artes 31 – Isso é Alagoas – 8ª Temporada
Mayara Torres, uma das lojistas que faz a curadoria de artigos decorativos no Mercado das Artes 31 diz que as peças selecionadas trazem sempre uma história, um significado e representatividade do povo alagoano como cactos, filé e outras como o souplast de Taboa, uma palha que é encontrada no fundo dos rios.
Mercado das Artes
Mercado das Artes
Luiz Lemos, coordenador de uma das lojas, mostra peças feitas de casquinha de massunim que além de trazer beleza e sofisticação, ainda preservam o meio ambiente. Além disso, colchas, almofadas, jogos americanos e uma infinidade de peças decorativas também são encontradas no Mercado das Artes 31.
Jorge Vieira, fotógrafo e lojista afirma que utilizou imagens características do Estado como Gogó da Ema, Farol da Ponta Verde, o Jangadeiro alagoano, e outras fotografias através da linguagem da xilogravura que é uma técnica artesanal, muito própria da cultura nordestina e alagoana.
Mercado das Artes 31
Mercado das Artes
A artista e lojista Dja Marques expõe peças feitas em renascença. Marciene que tem um estande de filé, patrimônio imaterial de Alagoas, também fala da paixão dos visitantes pelas peças que estão presentes em qualquer estação.
A praça de alimentação do Mercado das Artes 31 possui opções para todos os gostos como comida regional, sushi, lanches e sobremesas como cocadas, bolo de rolo, biscoitos e outras deliciosas opções.
A música do local conta com nomes como Igbonan Rocha que comanda o Samba no Mercado e Anderson Fideles com o Forró do Mercado.
Mercado das Artes 31
Mercado das Artes
Igbonan Rocha fala da mistura de ritmos: “Temos música erudita, forró, funk, rock, então todo mundo faz uma mistura musical. O que tem de bom na nossa música, eu trago pra o palco do Samba do Mercado.”
Para Anderson Fideles, “O Mercado das Artes 31 tá dando um show danado, viu, porque é música é música de raiz, é música brasileira, você vem aqui qualquer horário, desfruta aqui das comidinhas boas, dos bons produtos do povo da terra”.
Mercado das Artes 31
Mercado das Artes
Visitar Mercado das Artes 31 é muito mais do que um passeio. É uma experiência que alimenta os sentidos, enriquece a alma e fortalece os laços com a cultura regional. Para quem busca algo autêntico, este é o destino perfeito.
Visite o @mercadodasartes31 e fique por dentro de toda a programação.
Mercado das Artes 31
Mercado das Artes
Por: G1 Alagoas