Um ônibus escolar com 48 pessoas, que estava a caminho do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, despencou de uma altura de 112 metros após capotar em uma ribanceira neste domingo (24); 30 feridos foram socorridos. Vídeo mostra resgate de sobreviventes do acidente com ônibus na Serra da Barriga, AL
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o desespero dos sobreviventes do acidente com ônibus que deixou 20 mortos e 30 feridos na Serra da Barriga, em Alagoas, no domingo (24). O Instituto Médico Legal (IML) divulgou a lista com a identidade de 16 mortos. Duas vítimas, um idoso e uma mulher, ainda não foram identificados pelas famílias (confira a lista ao final do texto).
Moradores da região correram para prestar os primeiros socorros antes da chegada do Corpo de Bombeiros e resgataram alguns feridos, entre eles crianças ensanguentadas.
O ônibus escolar estava com 48 pessoas e, segundo testemunhas, apresentou falhas e caiu em uma ribanceira com 400m de altura (assista acima). Os bombeiros informaram, nesta segunda-feira (25), que o ônibus caiu 112m em linha reta. De acordo com a Secretaria de Estado da Comunicação, 30 pessoas foram encaminhadas para o Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares. Não há informação sobre o que aconteceu com um dos feridos.
A Prefeitura de União dos Palmares informou que o ônibus é terceirizado e que o veículo passou, recentemente, por vistoria e estava regular. A Polícia Civil vai investigar as causas do acidente. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Sérgio Verçosa, não há pessoas desaparecidas.
De acordo com familiares das vítimas e sobreviventes, o grupo estava a caminho do Parque Memorial Quilombo dos Palmares para participar da programação em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Uma das atividades era apreciar o pôr do sol do alto da Serra.
Participe do canal do g1 AL no WhatsApp
Enquanto o ônibus despencava, muitas vítimas foram lançadas para fora do veículo, que ficou de cabeça para baixo. Em um dos vídeos gravados no local é possível ver duas crianças chorando, com ferimentos na cabeça, reclamando de dores e pedindo ajuda.
Ônibus capotou e desceu em uma área de serra na Serra da Barriga, em União dos Palmares, Alagoas
Portal BR-104
Outro vídeo mostra uma mulher, que não foi identificada, bastante ferida e agonizando sobre a vegetação, pedindo ajuda. As imagens são fortes, por isso o g1 decidiu não publicá-lo.
“Moço, moço, eu vou morrer”, disse a mulher. “Não, a senhora não vai, não. O resgate tá vindo, já está aqui em cima. Tenha calma”, responde o homem que tenta ajudá-la. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima.
O presidente Lula postou no Instagram uma nota lamentando as mortes e prestando apoio aos familiares das vítimas.
“Meus sentimentos a todos os familiares das vítimas envolvidas no acidente. O governo federal está acompanhando a situação e dará todo o apoio necessário Às autoridades estaduais no socorro, atendimento e amparo às vítimas”.
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também lamentou o acidente “em um mês tão importante para todo o país pelo mês da Consciência Negra” e prestou solidariedade às famílias das vítimas .
O governador Paulo Dantas (MDB) lamentou a tragédia e disse que o estado mobilizou equipes de resgate e hospitais para atender todas as vítimas. O Estado decretou luto oficial de três dias em respeito às vítimas do acidente.
Mortos
Luciano de Queiroz Araújo (motorista do ônibus) – 47 anos
Thamires Caroline da Silva – 35 anos
Lourinete Figueiredo Batista – 53 anos
Ivone Clemente da Silva – 37 anos
Rosimeire Barros da Silva – 54 anos
Andrielly Rafaella de Santana da Silva – 14 anos
Alaide Tereza de Jesus, 84 anos
Josefa Marcelino, 45 anos
Heloíse Ferreira da Silva, 21 anos
Saulo Hermínio da Silva, 24 anos
Antoniele Fernanda Américo da Silva, 31 anos
Pedro Henrique Américo da Silva Filho, 14 anos
Linelenes “Aline” Florêncio dos Santos, 38 anos
Maitê Francine Romão da Silva, 5 anos
Maria Joselani da Silva Lima Santos, 32 anos
Jobson Gabriel Lima dos Santos, 9 anos
Sebastião Azevedo Alves, 73 anos
Vandilma Floro de Gouveia Melo, 57 anos
José Cícero Aquino da Silva, 50 anos
Pedro Manoel da Silva, 65 anos
Ônibus capota em ribanceira na Serra da Barriga e deixa vítimas
Por: G1 Alagoas